Pernas pesadas – Um sintoma a vigiar
A sensação de pernas pesadas é muito comum, mas não convém ignorá-la: é que, além do cansaço, pode revelar um problema venoso que exija tratamento.
PORQUE “PESAM” AS PERNAS?
A sensação de cansaço e peso nas pernas é, por vezes, um sinal dos tempos modernos, de hábitos que, por vezes, conduzem a um mau funcionamento do sistema venoso – a rede de veias que transporta o sangue das várias partes do corpo ao coração.
É nas pernas que os problemas venosos são mais comuns. O sangue é obrigado a “subir” para chegar ao coração – retorno venoso. Quando este caminho é dificultado ou interrompido, dá origem a um conjunto de sintomas que podem começar pelo cansaço, aquilo que se designa como “pernas pesadas”.
São vários os fatores que podem influenciar o sistema venoso:
✓ Hereditariedade – existe uma predisposição familiar;
✓ Género e idade – a prevalência aumenta a partir dos 30 anos, sendo as mulheres mais afetadas do que os homens;
✓ Hormonas – alterações hormonais, como as da gravidez e da menopausa, e o uso de contracetivos orais (pílulas, por exemplo) aumentam o risco de desenvolvimento de alguns problemas;
✓ Antecedentes pessoais – a existência prévia de uma doença venosa aumenta a possibilidade de novos episódios;
✓ Imobilização prolongada – estar muito tempo parado, de pé ou sentado, sem mexer as pernas, no trabalho ou numa viagem de avião, dificulta o retorno venoso;
✓ Tabagismo e alcoolismo – o tabaco e o álcool afetam a fluidez do sangue;
✓ Sedentarismo e alimentação desequilibrada – favorecem o excesso de peso, e consequentemente uma carga extra para as pernas.
PARA ALÉM DO CANSAÇO
A sensação de pernas pesadas quando é persistente, pode revelar outros problemas: importa por isso estar atento a outros sintomas como dor, inchaço, comichão e cãibras. Se não forem tratadas, as pernas pesadas podem ter como consequência:
✓ Derrames: vasos capilares (pequenos vasos sanguíneos) que se tornam visíveis na perna, na coxa ou no tornozelo;
✓ Varizes: dilatação das veias;
✓ Flebites: entupimento das veias localizadas junto à pele.
TRATAR QUANTO ANTES
Os problemas venosos afetam e muito a qualidade de vida, pelo que importa travar o seu desenvolvimento, o que pode passar por recorrer a:
✓ Medicamentos, suplementos alimentares e produtos de aplicação local (géis, cremes, sprays, etc) que aumentam a tonicidade das veias: Evitam o inchaço e melhoram a circulação (venotrópicos) consulte o seu médico ou farmacêutico sobre as melhores opções para si. Pode encontra alguns destes produtos aqui.
✓ Meias de descanso que através da compressão ajudam a prevenir os problemas venosos como as que pode encontra aqui.
REDUZIR O RISCO
O melhor é sempre prevenir, protegendo as suas pernas:
✓ Faça uma alimentação equilibrada, beba muita água e pratique atividade física regular.
✓ Evite banhos quentes e saunas: alterne a água morna com água fria e faça massagens nas pernas com movimentos circulares.
✓ Evite a exposição solar prolongada.
✓ Evite roupa apertada e use calçado confortável: evite tanto os saltos rasos como os demasiado altos (3 a 4 cm é o ideal).
✓ Evite a ingestão abusiva de bebidas alcoólicas e deixe de fumar.
✓ Não permaneça muito tempo sem mexer as pernas e evite cruzá-las por períodos prolongados, quando se senta. Sempre que possível, mantenha-as ligeiramente elevadas.
Se costuma sentir as pernas pesadas e cansadas, se está muitas horas de pé ou sentado (a), se apresenta algum sintoma que o (a) preocupe, fale connosco. Podemos ajudá-lo (a) a identificar e controlar os fatores de risco e a prevenir a doença venosa; se necessário, pode ainda encaminhá-lo para uma consulta médica.
Fonte:isaude