Pele Seca no Inverno – Hidratar é preciso!
INVERNO À FLOR DA PELE
A Pele Seca não é um problema exclusivo do inverno, mas é muito frequente nesta altura do ano: quando as temperaturas descem, multiplicam-se os esforços para manter o corpo quente e cometem-se alguns erros que resultam na eliminação da barreira lipídica natural da superfície da pele, importante para a sua hidratação.
A Xerose – assim se designa a pele seca – é, sobretudo, consequência de vários fatores que influenciam a capacidade que a pele tem de reter água:
- Temperatura – quer o frio, associado a baixos níveis de humidade, quer o calor contribuem para deixar a pele seca e gretada;
- Ar condicionado e aquecimento– ao reduzirem a humidade do ar ambiente, deixam a pele mais seca;
- Duches ou banhos prolongados, frequentes e quentes – vão gastando a barreira lipídica que protege a pele, formada por hidratantes naturais;
- Sabonetes, champôs e detergentes – produtos de higiene pessoal e doméstica agressivos para a pele;
- Algumas doenças, como a dermatose, psoríase, hipotiroidismo (doença da tiroide) e eczema atópico;
- Consumo excessivo de álcool, café e alguns medicamentos;
Há ainda que contar com a influência de fatores de risco não controláveis, como:
Idade – com o envelhecimento as glândulas sebáceas tornam-se menos ativas, o que seca a pele;
Género – a pele seca é mais frequente na mulher, sobretudo após a menopausa.
SINAIS DE XEROSE – PELE SECA
A pele seca caracteriza-se por apresentar:
- Aspeto desidratado, baço e áspero;
- Vermelhidão;
- Descamação;
- Presença de rugas finas;
- Fissuras (gretas).
Estes são sintomas que podem manifestar-se em qualquer parte do corpo, mas que, no Inverno, são mais comuns nas mãos e no rosto, nomeadamente nos lábios, as zonas do corpo mais expostas à diferença de temperaturas. Ter pele seca pode ser desconfortável, mas normalmente não é grave. Contudo, em alguns casos, a secura extrema pode abrir caminho a complicações como eczema (inflamação da pele), foliculite (inflamação dos folículos capilares).
GESTOS DE CONFORTO
Prevenir a pele seca e minimizar as suas consequências é possível com a ajuda de pequenos gestos diários:
– Evite duches ou banhos prolongados e quentes- prefira o duche à imersão e sempre com água tépida, reduza a duração de cada banho a 10 a 15 minutos e procure não tomar mais do que um banho por dia;
– Use produtos de limpeza suaves- prefira os produtos que reequilibrem a pele e evite os que contêm perfumes e álcool; Pode encontrar os produtos certos para a higiene da sua pele aqui.
– Aplique um cuidado hidratante logo após duche escolha o que melhor se aplica a si aqui.
– Limpe-se com suavidade, com pequenos toques, sem esfregar;
– Proteja os lábios, utilizando produtos ricos em ativos reparadores e hidratantes para evitar o aparecimento de fissuras; Verifique os que consideramos ser adequados para si.
– Cuide das mãos- aplique creme hidratante com generosidade, principalmente depois de lavar as mãos; use luvas adequadas nas tarefas domésticas e no exterior para se proteger do frio; Pode encontrar as nossas recomendações para si aqui.
– Use pomadas ou creme em vez de loções – as pomadas têm a vantagem de formar uma barreira oclusiva e protetora sobre a pele, o que permite que os seus ingredientes hidratantes penetrem melhor. Estão indicadas na hidratação da pele seca e com secura extrema.
Se o desconforto persistir, se houver lugar a descamação ou comichão muito intensa, se a pele gretar e der lugar a feridas há que consultar o dermatologista.
Conte com a nossa ajuda para o aconselhar e zelar pela saúde da sua pele. A nossa equipa irá apoiá-lo/a na escolha dos produtos mais adequados à sua pele e na implementação dos cuidados diários que o protegem das agressões ambientais nesta estação do ano.
Fonte:isaude