PARASITAS À DISTÂNCIA – PULGAS E CARRAÇAS
Os animais dão-nos muitas alegrias e depressa se tornam parte da família. Mas, para que se mantenham saudáveis e não nos transmitam doenças, é essencial ter alguns cuidados regulares para manter a sua saúde e a de toda a família.
As pulgas e as carraças são parasitas externos (ou seja, habitam a pele) que parasitam o homem, o cão e o gato, entre outros animais.
Provocam comichão e não só:
O contacto das pulgas com os nossos cães e gatos pode causar-lhes:
✓ DAPP (Dermatite Alérgica à Picada da Pulga):
Alguns animais reagem à “saliva” da pulga quando são picados, podendo ter prurido (comichão) e desconforto intenso;
✓ Contacto com mais parasitas
As pulgas podem ser ingeridas pelo animal, quando este se coça ou se limpa, transportando para o intestino outros parasitas.
As carraças, por sua vez, podem transmitir bactérias e outros parasitas aos nossos animais e a nós próprios.
O ambiente doméstico também deve ser cuidado na presença de um animal, nomeadamente para evitar as infestações por pulgas, já que estas podem manter-se inativas (em latência) por vários meses e retomar atividade após esse período. Na maioria das vezes:
• A pulga deposita os seus ovos no pelo do cão ou gato. Mas estes ovos, por serem completamente lisos, acabam por cair no chão;
• Os ovos podem penetrar nas fibras das carpetes e nas frestas do chão e ficar a aguardar a oportunidade mais favorável para se desenvolverem, provocando uma infestação da casa;
SEM SOMBRA DE PARASITAS
Por todos estes motivos, é fundamental prevenir e combater a presença das pulgas e carraças, o que passa por cuidar de todos os animais da casa e do ambiente, interior e exterior.
Aposte na desparasitação contra estes parasitas.
Esta, por norma:
– Inicia-se por volta dos 2 meses;
– Deve incluir todos os animais da casa;
– Deve realizar-se regularmente, numa frequência que depende do produto utilizado;
– É feita com produtos como coleiras, pipetas, champôs e sprays, tais como pode encontrar aqui.
A desparasitação deve ser sempre adaptada a cada animal (espécie, raça e peso) e ter em conta aspetos como a gravidez do animal e a localização geográfica.
Antes de aplicar qualquer desparasitante, leia com atenção as instruções de utilização (folheto informativo).
Acompanhe sempre a reação dos seus animais à desparasitação, impeça que se lambam e evite banhos e contactos próximos com crianças nas primeiras horas após o tratamento.
Mantenha o ambiente livre de parasitas:
– Aspire os espaços mais frequentados pelo animal;
– Lave a cama do animal com água bem quente e um pouco de detergente ou lixívia;
– No exterior, as pulgas desenvolvem-se em locais húmidos e protegidos do sol. Limite o acesso dos animais a estas áreas;
– Não se esqueça do seu carro! Aspire-o regularmente;
– Utilize desparasitantes próprios, como alguns inseticidas e acaricidas, que pode encontrar na farmácia, tendo especial atenção aos locais menos acessíveis ao aspirador, como os rodapés ou atrás dos móveis e eletrodomésticos;
– Use sempre luvas na limpeza do habitat do animal;
– Lave as mãos após contacto com o animal.
Conte com a nossa ajuda para lhe prestar aconselhamento sobre o bem-estar e saúde do seu companheiro de quatro patas, nomeadamente sobre os procedimentos e produtos mais adequados para o manter longe de pulgas e outros parasitas, bem como a si e à sua família.
Fonte: isaude