Obstipação – Prevenir é o melhor remédio!
A Obstipação, vulgarmente referida como Prisão de Ventre, é um problema bastante comum, mas que pode ser prevenido.
Quando se trata de movimentos intestinais, cada pessoa tem o seu ritmo. Tanto pode ser de duas a três vezes por dia como três vezes por semana.
Mas há um limite – evacuar menos de três vezes por semana é sinal de Obstipação, sobretudo se exigir um esforço muito significativo. O desconforto abdominal é o sintoma mais comum.
Acontece quando o intestino produz resíduos mais sólidos do que o habitual, ou quando as contrações musculares são insuficientes para fazer deslocar as vezes ao longo do intestino. E quanto mais tempo permanecerem no interior do lumem intestinal, mais difícil se torna a sua expulsão.
Para controlar e prevenir a Obstipação é importante introduzir no seu dia-a-dia alguns hábitos simples mas que vão fazer toda a diferença nas rotinas dos seus intestinos:
– Consuma alimentos ricos em fibras como fruta, legumes e cereais, que aumentam o volume das fezes e as amaciam o que facilita a sua passagem pelo intestino. Evite ingerir alimentos como queijo, chocolate o arroz que endurecem as fezes.
– Ingira líquidos com regularidade ao longo do dia. A água, os sumos de fruta e as sopas previnem a desidratação e ajudam a tornar as fezes mais macias e fáceis de progredir ao longo do intestino.
– Pratique regularmente uma actividade física à sua escolha. Caminhar, nadar ou pedalar estimula o funcionamento dos músculos do intestino.
– Reserve tempo para ir à casa de banho. Faça-o de preferência de manhã, após o pequeno almoço, mesmo que não haja vontade, e nunca ignore a vontade de defecar.
A obstipação é uma problema de saúde que requer o melhor aconselhamento. Na Farmácia Nova podemos ajudar a identificar as suas causas e aconselhar-lhe os cuidados mais indicados para prevenir este problema de acordo com o seu modo de vida. Existem também medicamentos e produtos de saúde destinados a repor a normalidade dos seus movimentos intestinais que podem ser utilizados por si. Conte com o nosso melhor conselho!
Fonte: isaúde